Na noite desta quarta-feira (01), um incêndio atingiu um apartamento localizado na Rua Olavo Bilac, no bairro Malva, em Picos. O fogo se espalhou rapidamente devido à presença de fogos de artifício armazenados no local, mas a atuação do 4º Grupamento de Bombeiros Militar (4º GBM) evitou que as chamas se propagassem para imóveis vizinhos.
Segundo informações, a residência era habitada por Jucyane Maria da Costa, o esposo, comerciante de fogos de artifício, e os dois filhos, de 8 e 13 anos. No momento do incêndio, ninguém estava no imóvel. Populares perceberam a fumaça e acionaram a família e o Corpo de Bombeiros.
Jucyane relatou que as chamas podem ter sido iniciadas por causa de curto-circuito, já que a fiação era bem antiga.
"Durante a tarde eu e minha filha estávamos na casa dormindo, com crise de tosse. Meu esposo subiu, deu organizada na sala e depois saiu para ir para a academia e acredito que pode ter ficado algo ligado, o climatizador. Com 10 minutos, moradores da outra vieram nos avisar que estava pegando fogo no telhado e aí começou o desespero, a correria, já tinha fumaça e a gente não conseguia entrar. Populares acionaram o Corpo de Bombeiros que chegaram ao local para conter as chamas e havia a presença de fogos de artifício. Mas aqui não era depósito, era o local de descanso da nossa família, estarmos reclusos. Nosso receio era que o fogo se espalhasse e atinge outras casas, chegando até a nossa loja que lá sim haviam bombas de alta periculosidade", disse.
O fogo destruiu mercadorias, móveis, bicicletas das crianças e parte da estrutura elétrica do imóvel. O prejuízo foi estimado em R$ 15 mil. Dois cômodos tiveram o teto comprometido e desabaram.
"Agora é trabalhar e agradecer a Deus que algo de mais grave não aconteceu, clamei muito para que o fogo não chegasse ao quarto e atingisse as bombas de salão. Perdemos mercadorias, as bicicletas dos meus filhos, alguns móveis, mas Deus se fez presente, porque já pensou se meus filhos estivessem aqui em casa", lamentou.
De acordo com o 4º GBM, o incêndio começou possivelmente na cozinha e se espalhou para a sala.
“O incêndio concentrava-se em um cômodo, possivelmente a cozinha, mas já havia se propagado para a sala, atingindo parte do teto e do forro. Durante a ocorrência, foi constatada a presença de fogos de artifício armazenados em dois quartos e também sobre uma mesa na sala. Após a extinção das chamas e realização do rescaldo, a guarnição orientou os proprietários a retirarem os fogos de artifício do interior da residência, a fim de evitar novos riscos. Foi realizada ainda uma vistoria minuciosa no local, não sendo identificados focos remanescentes”, informou a corporação.
Apesar dos danos, ninguém ficou ferido. Um termo de notificação será encaminhado ao responsável pelo imóvel.
Com informações do cidade verde