Cinco pessoas foram presas na Operação Aviãozinho, deflagrada às 5:00h desta quinta-feira, 12, na Vila Palitolândia, região da Vila Irmã Dulce, zona Sul de Teresina. As prisões são resultado de mandatos judiciais que estão sendo cumpridos pela Polícia Civil, em conjunto com a Polícia Militar, para combater o tráfico de drogas.
Até o momento foram identificados pela polícia Luís Cleisan da Silva, o "Cebola", Cleise de Carvalho de Sousa (esposa) e Marcos Antônio Carneiro da Silva, o Marcão, 33 anos, apontado como o líder da região. "O chefe da Palitolândia, o Marcão, foi preso. Encontramos ele com armamento. A esposa dele trabalhava como diarista em residências. Ela passava a ele todas as informações da casa onde trabalhava e isso facilitava roubos", destacou.
São ao todo 13 mandatos de prisão e busca e apreensão. O número corresponde à quantidade de bocas de fumo da região. Novas prisões poderão ser realizadas ainda nesta manhã, já que a operação continua.
Uso de menores
Os presos foram encaminhados para a Academia de Polícia Civil, onde estão sendo lavrados os autos de prisão. A operação leva o nome "Aviãozinho" porque, segundo a delegada, os investigados usavam menores de idade para entregar a droga. "Desde o início do ano, estamos monitorando todas as zonas da cidade. Decidimos deflagrar a operação porque todas as bocas estavam abastecidas", explicou Daniela Barros.
O coronel Fernandes Albuquerque, da Polícia Militar, afirmou que a orientação da Secretaria de Segurança Pública é de que o combate ao tráfico de drogas seja intensificado na capital e no interior do Estado. "Temos que agir de maneira dura", completou. Na operação de hoje, 13 equipes da PM dão apoio ao cumprimento dos mandatos.
Intimidação
Algumas pessoas tentaram reagir à prisão e por isso foram colocados do lado de fora do auditório da Acadepol. A polícia está fazendo nesse momento a contabilidade da droga e do dinheiro apreendido. O arsenal encontrado chama atenção pelo alto poder de fogo. Com "Marcão" foi encontrada uma arma calibre 12. "Esse grupo queria se impor pelo poder e aparência das armas", destacou o capitão Fábio Abreu, do Rone (Rondas Ostensivas de Natureza Especial).
O capitão acrescentou que a quantidade de drogas e dinheiro apreendida também surpreendeu a polícia. "Num único ponto encontramos 109 pedras de crack, 11 pedras de cocaína e 32 trouxas de maconha. Isso mostra como a criminalidade estava perigosa na região, por isso a importância desse trabalho intenso na Palitolândia. A polícia agora será presença na comunidade".
Cidadeverde