No Instituto Federal do Piauí, na zona Sul de Teresina, um estudante de informática foi preso por ameaça e desacato após um ataque de fúria no Instituto Federal do Piauí, na zona Sul de Teresina. Policiais do 1º Batalhão da Polícia Militar foram acionados para conter o estudante.

Em nota, o IFPI repudiou a atitude do estudante e afirmou que a atitude viola o princípio e não condiz com a missão educional da institutição.

Segundo relato do tenente Bulamarqui, do 1º Batalhão da PM, o estudante teria se enfurecido após não conseguir ter retorno em um problema no seu computador. Ele teria se irritado e iniciado a ameaça contra uma enfermeira que atua no setor médico do instituto.

“Ele ficou bastante agitado, irritado por esse motivo banal. Como ele não foi atendido imediato, ele se irritou com ela, levantou a mão, possivelmente pra agredi-la, foi contida pelo médico, chamou ele de palhaço, foi pra cima dele também. Bastante agressivo. Desacatou os vigilantes que foram acionados e foi preciso a presença da PM, ele tentou ainda nos intimidar”, explica o Tenente Bulamarqui.

Após a chegada da PM, o estudante foi encaminhado à Central de Flagrantes de Teresina. O delegado de plantão aplicou a fiança de três salários mínimos para soltura.

Não há informações sobre o pagamento. Autuado, o estudante agora pode responder por desacato e ameaça.

Confira a nota completa

O Instituto Federal do Piauí (IFPI) vem a público manifestar seu repúdio a um episódio ocorrido nesta terça-feira(14), envolvendo a agressão verbal de dois servidores do Núcleo de Apoio à Pessoa com Necessidades Especiais do campus Teresina Zona Sul por parte de um estudante da nossa instituição.

Os servidores acionaram a Polícia Militar e registraram boletim de ocorrência por desacato a servidor público e agressão verbal. O aluno foi conduzido à Central de Flagrantes onde prestou depoimento e foi liberado horas depois.

O IFPI tem como valores fundamentais o respeito mútuo, a convivência harmoniosa e a ética no ambiente acadêmico. Atitudes que violem esses princípios não são condizentes com a missão educacional e formativa que orienta nossas ações. Reiteramos nosso compromisso com a aplicação das medidas cabíveis, sempre priorizando a manutenção de um ambiente saudável, respeitoso e inclusivo para todos.

O IFPI destaca a importância para que a comunidade acadêmica reflita sobre a importância do diálogo respeitoso e da construção de relações pautadas na empatia e no respeito às diferenças. Episódios como este reforçam a necessidade de seguirmos trabalhando pela promoção de uma convivência mais justa e pacífica em nossa Instituição.

Com informações do cidade verde