Uma idosa, seu filho e dois netos adolescentes foram presos durante a Operação Draco 176, deflagrada na manhã desta quinta-feira (16) pelo Departamento de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco). A operação foi realizada nos bairros Três Andares, Vila da Paz, Vila Costa Rica, Vila Jerusalém e Parque Rodoviário, na zona Sul de Teresina, onde foram cumpridos dez mandados de busca e apreensão.
Segundo a Polícia Civil, outros três filhos da idosa já haviam sido presos em uma operação anterior do Draco, realizada em 2023. O coordenador do departamento, delegado Charles Pessoa, destacou que a idosa estaria liderando o núcleo criminoso e que um de seus netos é citado em pichações pela região.
“Estamos aqui mais uma vez em uma residência onde já tínhamos cumprido mandados de busca e apreensão e efetuado prisões relacionadas a esse núcleo familiar. Já tínhamos prendido dois filhos e uma filha, e hoje retornamos aqui, onde conseguimos apreender uma grande quantidade de entorpecentes em um esconderijo dentro do quarto. Estão sendo presos uma senhora com mais de 60 anos, que é a matriarca da família, além de um filho maior de idade e dois netos. Todos são indivíduos envolvidos com facção criminosa e com o tráfico de entorpecentes”, explicou o delegado.
Isaac Maciel, um dos conduzidos, foi preso pela terceira vez. O suspeito utilizava a janela de seu quarto, voltada para a rua, para vender drogas, a aproximadamente 50 metros de uma escola.
“Um indivíduo com uma certa relevância, que utilizava a janela do quarto para entregar os entorpecentes para os usuários. Ele comercializava droga na própria residência. É a terceira vez que ele está sendo preso. Também conseguimos apreender uma certa quantidade de entorpecentes com ele. Um indivíduo membro do Bonde dos 40 que tinha justamente essa função de exercer o tráfico de drogas por interesse da organização criminosa”, destacou o delegado.
A ação desta quinta-feira é um desdobramento da Operação Draco 47 - Terra Santa, realizada em julho de 2023, que resultou na prisão de três irmãos.
“Ele pertence a esse núcleo familiar que foi preso na operação Draco 47, e é por isso que a gente está voltando aqui na região, para continuar esse processo de monitoramento, efetuar algumas prisões e, principalmente, coletar mais informações para subsidiar futuras ações policiais", ressaltou Charles Pessoa.
Ainda conforme o delegado, durante as investigações de 2023, foi identificada uma célula da facção Bonde dos 40, responsável pelo tráfico de drogas e outros crimes violentos na região da zona Sul da capital, que foi desarticulada hoje.
“Naquela época, identificamos uma célula do Bonde dos 40 que deu origem a outras operações policiais. Hoje, estamos com outra ação aqui na região, desarticulando essa célula que tem envolvimento, principalmente, com o tráfico de entorpecentes e com alguns crimes violentos”, explicou o coordenador do Draco.
O coordenador informou que uma nova operação será realizada na próxima terça-feira (21) para remover pichações relacionadas ao grupo criminoso na região dos Três Andares, em Teresina.
“Terça-feira já temos uma ação programada novamente aqui para a região dos Três Andares, onde iremos remover todas essas pichações que fazem referência a essa célula criminosa”, finalizou o delegado.
A Operação Draco 176 contou com o apoio de diversas forças de segurança, incluindo Diretoria de Inteligência da Secretaria de Segurança Pública (SSP-PI), Força Estadual Integrada de Segurança Pública (FEISP), BEPI/PM-PI, BOPE/PM-PI, Diretoria de Inteligência da Polícia Civil. Deccoterc. 8ª Delegacia Seccional – Divisão 2, 3ª Delegacia Seccional – Divisão 1 e Guarda Municipal de Teresina.
Foto: SSP-PI