Uma mulher identificada pela iniciais M.M.D.S., 27 anos, foi presa pela Polícia Civil do Piauí, nessa quinta-feira, 20, acusada de cometer estelionato contra idosos e de coagir vítimas durante o processo judicial em Esperantina (PI).
A operação foi realizada pela Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher e aos Grupos Vulneráveis (DEAMGV), com o apoio da Delegacia Seccional da cidade. Além do cumprimento do mandado de prisão preventiva, os agentes também executaram três mandados de busca domiciliar.
De acordo com a delegada Polyana Oliveira, titular da DEAMGV, além da prisão da suspeita, foram apreendidos documentos relacionados aos crimes, um aparelho telefônico e duas espingardas encontradas em um dos endereços alvos. As investigações, iniciadas em janeiro deste ano, já identificaram 16 vítimas idosas. Segundo a polícia, a mulher atuava como correspondente bancária em Esperantina e utilizava o acesso ao sistema para realizar empréstimos fraudulentos em nome das vítimas, sem autorização.
Conforme a delegada, a acusada aproveitava-se da confiança e da vulnerabilidade dos idosos, alegando problemas técnicos para reter cartões e senhas. Em seguida, efetuava os golpes. Durante o depoimento, a mulher confessou os crimes e admitiu a existência de outras vítimas que ainda não formalizaram denúncias.
Em nota, a delegada Polyana Oliveira reforçou o compromisso da instituição em combater delitos contra o patrimônio de idosos: “A rápida resposta da Polícia Civil do Piauí reforça o compromisso com a sociedade esperantinense, especialmente em relação a crimes contra o patrimônio de pessoas idosas, público notoriamente vulnerável“, afirmou.
A Polícia Civil recomendou que a população fique atenta a movimentações financeiras suspeitas e evite compartilhar dados bancários com terceiros. Denúncias podem ser feitas diretamente na delegacia.
Com informações e foto do revista az