Foi preso nesta quarta-feira, 24, um homem, identificado apenas pelas iniciais R. de O. B., de 31 anos, no bairro São Pedro, na zona Sul de Teresina, suspeito de aplicar golpes na venda de planos de saúde.
De acordo com a Polícia Civil do Piauí, o suspeito já havia trabalhado legalmente em uma empresa da área, mas foi demitido por fraude. Aproveitando o conhecimento que possuía sobre o trâmite de contratação, ele passou a enganar clientes que buscavam contratar planos de saúde.
Ainda de acordo com a polícia, entre as vítimas estão tanto as operadoras como mais de dez usuários, que só descobriram a fraude ao tentar emitir a carteirinha ou usar os serviços contratados. A atuação dele também se estendia ao Maranhão.
“Através de contatos divulgados em redes sociais como corretor, era demandando pelas vítimas para contratação de planos de saúde. Na sequência, cadastrava junto à operadora uma proposta com os dados das vítimas como se realmente fosse fazer a contratação, cobrado delas uma taxa de adesão creditada em suas contas pessoais e não repassadas às operadoras, fazendo com que o contrato não fosse concretizado. Somente quando procuravam a operadora para recebimento de carteiras ou prestação do serviço, as vítimas descobriram a fraude”, explicou o delegado Antônio Nilton Moura.
Ainda não há estimativa de qual o valor do prejuízo, mas a expectativa é que com a prisão do suspeito outras vítimas do golpe procurem a polícia para registrar boletins de ocorrência. "Essa estimativa de prejuízo não temos. São muitas vítimas e nem todas foram ouvidas ainda. Agora com a prisão do suspeito, pode ser que compareçam todas as vítimas e consigamos essa estimativa total de valores", concluiu a autoridade policial.
Para realizar denúncias anônimas à unidade policial citada, a população pode entrar em contato com o número (86) 99463-1271. Denúncias anônimas podem ainda ser feitas no site da Polícia Civil do Piauí e através do WhatsApp do BO Fácil pelo número 0800 086 0190.
Com informações do cidade verde
Foto: Ascom/PC-PI