Em Brasília (DF), o governador Rafael Fonteles, do Piauí, participou, nesta quarta-feira (08), de uma audiência com o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes. O encontro teve como foco o andamento de obras e projetos estratégicos para o desenvolvimento do Piauí, além da liberação de recursos para o enfrentamento à estiagem.
Durante a reunião, o governador destacou o apoio do Governo Federal e do ministro Waldez Góes às demandas do Estado. “Primeiro, registrar todo o carinho que o ministro Waldez e todo o governo do presidente Lula têm em relação ao Piauí. E, nesse ministério em especial, tramitam muitas pautas importantes do nosso Estado”, afirmou Rafael Fonteles.
Foto: Renato Braga
Obras hídricas
Entre os projetos discutidos, o governador citou obras hídricas prioritárias, como a adutora de Jaicós, além da adutora da Serra da Capivara, que levará água da Barragem do Jenipapo, localizada em São João do Piauí, até São Raimundo Nonato.
“O processo de licitação da adutora de Jaicós está muito próximo de ser concluído. Em relação à adutora da Serra da Capivara, que levará água da Barragem do Jenipapo até São Raimundo Nonato, o projeto já foi feito, aprovado, e, agora, é a fase da obra. Já foi encaminhado para a Casa Civil deliberar a inclusão no PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) nos próximos dias. Estou muito otimista”, ressaltou o governador.
Foto: Renato Braga
Perímetros irrigados
Rafael Fonteles também destacou os avanços nas tratativas sobre os perímetros irrigados dos Tabuleiros Litorâneos, no município de Parnaíba, e dos Platôs de Guadalupe, na cidade de Guadalupe, que aguardam há décadas a conclusão definitiva.
“Precisamos desatar alguns nós jurídicos para finalmente fazer a licitação da PPP (Parceria Público-Privada) dos Tabuleiros Litorâneos e dos Platôs de Guadalupe, obras que vão gerar muito emprego e renda nessas regiões, tanto no Norte quanto no Sul do Piauí”, explicou.
Foto: Renato Braga
Combate à estiagem
Outro ponto abordado foi a necessidade de agilizar a liberação de recursos para o enfrentamento à estiagem, que atingiu o Piauí com mais intensidade neste ano. No dia 1º de outubro, o Governo do Estado decretou situação de emergência em 119 municípios piauienses devido à seca.
“Solicitamos agilidade na liberação de recursos para enfrentamento à estiagem. Alguns municípios do Piauí, assim como o próprio Estado, cumprem os requisitos para pleitear recursos emergenciais. A estiagem deste ano foi mais severa que nos últimos, e merece atenção tanto do governo estadual quanto do federal, para ajudar os municípios no acesso à água, na recuperação da produção e na redução dos danos à nossa população, sobretudo do semiárido piauiense”, concluiu Rafael Fonteles.
Durante a audiência, o governador esteve acompanhado do senador Marcelo Castro e deputado federal Merlong Solano.