A Secretaria de Saúde de Floriano, que tem como titular o Dr. James Rodrigues, agradece ao vereador Antonio José a oportunidade de esclarecer alguns pontos referidos num áudio e que foi publicado nesse portal de noticias. A nota, enviada ao portal foi numa ordem de enumeraçao de tópícos.

Veja? 

Nota de esclarecimento

1º - Esclarecer que à Secretaria Municipal de Saúde é responsavél pelo acondicionamento e aplicação de vacinas. Ou seja, o cronograma vacinal. O Plano de vacinação é estabelecido pelo Ministério da Saúde e/ou Secretaria de Estado da Saúde quando um destes é o comprador e distribuidor das doses;

2º - O município recebeu 707 doses da vacina Coronavac dia 19 de janeiro e outras 630 da AstraZeneca na última segunda, dia 24 de janeiro. Ainda na segunda, recebemos um novo lote da vacina Coronavac contendo 234 doses. Fazendo as contas, temos 1571 doses.

3º. Esse número é insuficiente para imunizar todos os profissionais em Saúde de uma única vez. Por isso, e nada mais justo, priorizar a vacinação daqueles que estão na linha de frente. Nessa primeira fase já foram vacinados os profissionais: do Centro de Referência Gripal, SAMU, Hospital Tibério Nunes (Ala Covid-19 e Pronto-socorro).

4º. Nessa semana, desde ontem, terça-feira (25), partimos para o segundo momento onde decidimos manter o escalonamento de risco e estão sendo imunizados os profissionais tecnicos e enfermeiros as salas de vacinas das UBSs da zona rural e urbana, CAPS II E AD, CTA e Hemocentro de Floriano. No HTN, está prevista a vacinação das alas obstétricas e UTI adulta. Entram também neste esquema vacinal os trabalhadores em saúde dos hospitais particulares.

5º. Todas essas informações estão nas redes sociais da Prefeitura Municipal de Floriano, de forma transparente e clara. Tanto no site, perfis do Instagram e Facebook. Concordamos com o vereador quando ele diz que a chegada da vacina nos trouxe esperança. Mas isso requer paciência, serenidade e responsabilidade. Até porquê, a quantidade de vacinas recebidas pelo município não diz respeito apenas aos profissionais lotados na Atenção Primária, mas a todo e qualquer estabelecimento de Saúde.

5. Por fim, pedimos a todos um pouco de compreensão e, principalmente, PACIÊNCIA. Não vamos tomar medidas desesperadas e que possam colocar em cheque nossa transparência e credibilidade com órgãos fiscalizadores. Tudo está sendo feito da maneira correta possível e levando em conta cada momento da pandemia.

Secretaria de Saúde de Floriano

Matéria relacionada

Vereador Antônio José, de oposição, pede plano de vacina à Saúde de FLO

Da redação