• prefeutura-de-barao.jpg
  • roma.png
  • vamol.jpg

A Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi) reuniu, na manhã desta segunda-feira (4), membros da sua equipe técnica e representantes de diversos órgãos para discutir a criação de um comitê intersetorial de prevenção a emergências públicas. No primeiro momento, o grupo desenvolverá um plano de ações estratégicas para o enfrentamento e controle da dengue em todo o estado.

“A criação desse comitê visa a atuar em ações de prevenção de emergências públicas, como desastres ambientais e epidemias de arboviroses, como a dengue, que neste momento será nosso foco, já que os dados epidemiológicos nos alertam para o gerenciamento e controle dessa doença”, destaca Leila Santos, superintendente de Atenção à Saúde e Municípios da Sesapi.

A reunião contou com a presença da Diretoria de Vigilância Sanitária (DIVISA) e de representantes do Ministério Público do Estado (MP-PI), Conselho Estadual de Saúde do Piauí (CES-PI), Conselhos de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems-PI) e da Secretaria de Estado da Defesa Civil (Sedec-PI). Além desses, o comitê também deve reunir outros órgãos.

comiteenfrentamemnto

“Essa parceria tem o objetivo de proteger a população, criando esse comitê intersetorial que visa a prevenção, a mitigação e também uma resposta para a população durante situações de emergências. Hoje definimos algumas ações e, neste momento, a prioridade será a atuação no enfrentamento a dengue e outras arboviroses no estado”, pontuou Valdite Leão, diretora de prevenção da Sedec-PI.

365News

De acordo com os dados do Boletim Epidemiológico da 8ª semana, foram contabilizados 1.216 notificações da doença nas oito primeiras semanas do ano em todo Piauí, um aumento de 33% na incidência dos casos prováveis, em comparação com o mesmo período do ano passado. As ações para o Dia D para combater o mosquito são fundamentais, para o evitar o crescimento desses casos.

Sesapi