O Programa Institucional de Bolsas em Extensão Universitária (PIBEU) é uma iniciativa da Universidade Estadual do Piauí (UESPI) que visa estimular e apoiar ações extensionistas como prática acadêmica e sociocultural. Destinado a docentes e técnicos administrativos da universidade, o programa promove a integração entre ensino, pesquisa e extensão.
A cada edição, são ofertadas 70 bolsas com duração de 12 meses, no valor de R$ 700,00 cada. O edital anual seleciona 70 propostas de projetos de extensão, garantindo uma bolsa para um estudante de graduação por projeto aprovado.
O objetivo principal do PIBEU é fomentar ações que gerem benefícios diretos à comunidade, alinhando as atividades acadêmicas às demandas sociais. Os projetos devem estar inseridos nas áreas prioritárias definidas em edital e são submetidos por professores ou técnicos administrativos da UESPI, que atuam como coordenadores.
Os estudantes bolsistas têm a oportunidade de aplicar os conhecimentos teóricos adquiridos em sala de aula, ganhar experiência profissional, enfrentar problemas reais e desenvolver habilidades como o trabalho em equipe. As ações apoiadas pelo PIBEU fortalecem a relação entre a UESPI e a sociedade piauiense, promovendo cidadania, inovação e desenvolvimento sustentável.
O discente Lian Eduardo Silva, participante do programa, ressaltou a importância do PIBEU em sua vida acadêmica, “O PIBEU foi muito importante na minha vida acadêmica porque me proporcionou a oportunidade de aplicar a teoria em uma área que não é contemplada diretamente pela grade curricular do meu curso. Tive um olhar mais especializado voltado para a área de Recursos Humanos, que era o foco do projeto, e isso impactou diretamente na minha trajetória profissional. Essa experiência foi reconhecida durante um processo seletivo para um emprego na área, e com certeza fez diferença na minha aprovação. Foi uma vivência muito bem aproveitada”.
Este ano, o programa passará por uma mudança significativa, segundo o chefe da Divisão de Programas Socioculturais da UESPI, Ramalho Leite, o PIBEU deixará de ser executado na plataforma SIGPREX e será migrado para o SIGAA. Ele reforça que os técnicos administrativos e docentes deverão submeter suas propostas entre os dias 6 e 15 de maio de 2025, conforme o cronograma estabelecido. As propostas serão avaliadas, e a seleção dos estudantes bolsistas ficará sob responsabilidade dos coordenadores de curso, de acordo com os critérios definidos em edital.
Para participar, o discente deve estar regularmente matriculado e não pode estar cursando o último ano da graduação, já que o projeto tem duração de um ano. É necessário também que o estudante permaneça frequentando regularmente as atividades acadêmicas durante todo o período da bolsa.
Confire o Edital Completo : editalpibeu
Uespi