O projeto interdisciplinar “Educação como prevenção: História e Memória da Hanseníase em Floriano” está realizando palestras para professores da rede básica de ensino de Floriano a lidar com o estigma da Hanseníase na sala de aula. O projeto faz parte do Programa Institucional de Bolsas Em Extensão Universitária (PIBEU) e iniciou o ciclo de palestras on-line no dia 12 de agosto que se estende até novembro.
A partir de um trabalho interdisciplinar com os alunos dos cursos de Biologia, Enfermagem e História, com o apoio da ONG Netherlands Hanseniasis Relief – Brasil (NHR Brasi), o projeto tem como proposta combater o preconceito e o estigma em torno da Hanseníase na cidade de Floriano (PI).
A professora Tatiana Oliveira, coordenadora do projeto e docente do curso de História do campus de Floriano, afirma que as palestras acontecem em encontros mensais e finalizam em Novembro. “Faremos dois encontros mensais, começamos no dia 12 de agosto e finalizaremos em Novembro. O evento é direcionado aos professores de ensino básico, mas está aberto para todos os interessados na temática e para aqueles que participarem de todo o cronograma de palestras será oferecido um certificado de 20 horas”, diz.
As oficinas on-line já abordaram temas como a relação entre a lepra e a hanseníase no Sertão piauiense, além de dados sobre a hanseníase em Floriano. A próxima palestra irá acontecer no dia 11 de setembro sobre a vigilância da hanseníase no contexto escolar com a convidada da NHR, Aymee Medeiros.
No projeto estão envolvidas duas alunas. A Lidearia Dias afirma que o projeto além de ser importante socialmente por abordar a história e memória da hanseníase em Floriano, também acrescenta muito na sua formação acadêmica. “O projeto tem uma grande importância para a minha formação acadêmica, tive a oportunidade de conseguir a bolsa além de poder contribuir de forma positiva e adquirir mais conhecimento. Como licencianda em Ciências Biológicas este projeto também me deu inspiração para elaborar o meu Trabalho de Conclusão de Curso”, relata a estudante.
Os interessados podem participar das próximas palestras, confira os dias e as temáticas:
11/09: A Vigilância da Hanseníase no Contexto Escolar com Aymee Medeiros (NHR);
25/09: O estigma da Hanseníase no contexto escolar com Hellen Oliveira (NHR);
19/10: A sala de aula como espaço de Saúde com Dalva Ferreira;
26/10: O papel dos movimentos sociais para a garantia da Saúde com Dalva Ferreira
Encontro e Inscrições
As inscrições podem ser feitas através do email com seu nome completo para o endereço da professora Tatiana Oliveira (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.). Todos os encontros serão feitos via plataforma Google Meet e a divulgação será feita através das redes sociais e dos emails dos inscritos.
Uespi