O Colégio Técnico de Teresina (CTT), da Universidade Federal do Piauí (UFPI), promoveu na sexta-feira (3) uma campanha de vacinação voltada aos internos da Residência Universitária Central, no Campus Ministro Petrônio Portella. A iniciativa, realizada em parceria com a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (PRAEC) e a Fundação Municipal de Saúde (FMS), garantiu a atualização das doses contra Influenza e Covid-19 de 111 estudantes e dois funcionários.
A coordenadora da CACOM/PRAEC, Rafaella Santiago, explicou que a ação foi motivada pelo aumento recente de casos de Covid-19 e pelo período de maior incidência de gripe. “Por se tratar de um ambiente de convivência intensa, é fundamental manter o esquema vacinal em dia. A parceria entre a Sala de Vacinação do CTT e a FMS foi essencial para que conseguíssemos alcançar um número expressivo de residentes”, ressalta.
Segundo a coordenadora, a CACOM/PRAEC tem priorizado a promoção de saúde e bem-estar entre os estudantes. “Temos desenvolvido atividades voltadas à prevenção, como oficinas sobre saúde mental, ações esportivas e de orientação em parceria com unidades básicas de saúde e o Setor de Esporte da UFPI”, completa Rafaella.
O enfermeiro do CTT, Márcio Mascarenhas, destacou que a vacinação foi uma medida preventiva após a confirmação de um caso positivo de Covid-19 entre os residentes. “Por se tratar de um espaço compartilhado por longos períodos, a imunização foi fundamental para evitar novos casos e reforçar a proteção de todos os internos”, explica.
Ufpi