• 1200x200.gif
  • prefeutura-de-barao.jpg
  • roma.png
  • SITE_BANNER.png
  • vamol.jpg

A Universidade Federal do Piauí (UFPI) recebeu, na quinta-feira (9), o secretário de Planejamento do Piauí, Washington Bandeira e professores universitários para debater a implementação do curso de Engenharia Geológica na Instituição.

seplan

Segundo a reitora da UFPI, Nadir Nogueira, o debate sobre criação para o curso de Engenharia Geológica no Piauí já data de 2023, pois o Estado tem um alto potencial na área da mineração, especialmente na extração de ferro e níquel. "Nós não temos profissionais formados e qualificados nessa área e acaba que a gente precisa trazer de outros estados. A leitura que a gestão faz hoje é que o momento é oportuno e o Governo do Estado também tem interesse em considerar que é um potencial viável do ponto de vista econômico e social", declarou.

A reunião foi solicitada pelo professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Química (PPGQ) da UFPI e professor da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), Ailton Silva Brito. Segundo ele, a criação do curso é essencial para formar profissionais para preencher a lacuna existente por profissionais dessa área no Estado. "Fico muito feliz que essa reunião tenha acontecido. A gente tem uma expectativa que daqui a seis anos, com a formação da primeira turma, todos os profissionais vão ser absorvidos pelo mercado de trabalho por causa da demanda. A gente tem uma demanda muito grande desses profissionais na área de meio ambiente, recursos hídricos, petróleo, mineração e geoturismo", informou.

Em seu depoimento na reunião, o secretário de Planejamento do Piauí, Washington Bonfim, relatou já ter sido avisado da demanda não suprida por profissionais da geologia no Estado. O gestor ainda reafirmou o interesse do Governo do Estado em formação de profissionais nesta área. "Fizemos um seminário com órgãos de governo e organizado tecnicamente pelo Banco Mundial, e uma das coisas que ficou claro nessa área foi uma certa ausência de mão de obra nossa relativa a recursos hídricos que também passa por geologia, foi até um ponto levantado pelo técnico do Serviço Geológico Brasileiro. Então, reiteramos o interesse do Governo do Estado nessa questão de formação de profissionais", disse.

Na oportunidade, também estiveram presentes o vice-reitor da UFPI, Edmilson Moura; o pró-reitor de Planejamento, Marcos Lira; a pró-reitora de Ensino de Graduação, Gardênia Pinheiro; o diretor de gestão de recursos da PROPLAN, Alexandre Rodrigues; o coordenador de Seleção e Programas Especiais (CSPE/PREG),Willian Mikio Kurita Matsumura; o professor Juan Carlos Cisneros; o professor Sidney Gonçalo de Lima; o professor Érico Rodrigues, do Instituto Federal do Piauí (IFPI); o professor Sidnei Barros, geólogo do serviço geológico do Brasil e UESPI o superintendente de Mineração e Energias Renováveis da SEPLAN, Bruno Casanova e o vice-presidente de mineração da Investe Piauí, Fernando Correa Antonialli.

Ufpi