• 1200x200.gif
  • prefeutura-de-barao.jpg
  • roma.png
  • SITE_BANNER.png
  • TV_ASSEMBLEIA.png
  • vamol.jpg

O curso de Biologia da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), por meio do Centro Acadêmico de Biologia (CABIO), promoveu a palestra “Prevenir é um ato de amor”, ministrada pela professora Márcia Percilía. O evento abordou a prevenção do câncer de mama e a importância de exames e diagnósticos precoces, em alusão ao mês de outubro, dedicado à conscientização sobre a doença.

cancermamaa

O câncer de mama é um dos tipos de câncer mais comuns entre as mulheres em todo o mundo e representa um desafio significativo para a saúde pública. A detecção precoce, por meio de exames regulares e conscientização, é fundamental para aumentar as chances de tratamento eficaz e sobrevivência. Dessa maneira, as ações promovidas desempenham um papel fundamental para os incentivos de cuidados.

Além do impacto sobre a temática abordada, a palestra ganhou ainda mais emoção com a fala da professora Márcia Percília, que além de reforçar sobre a conscientização dos exames precoces de câncer de mama, também compartilhou sua trajetória pessoal. A professora venceu o cancêr que está em remissão há cinco anos, descrevida em suas palavras como uma grande vitória.

“Compartilhar minha trajetória com os alunos é sempre um momento de emoção e propósito, falar sobre o que vivi, sobre as batalhas e conquistas durante o tratamento, é uma forma de transformar a dor em aprendizado e esperança. Quero que os alunos vejam que, por trás dos conteúdos que estudamos, existem vidas reais, e que o conhecimento pode ser uma fonte de cura e de recomeço”, disse a professora de biologia Márcia.

O presidente do Centro Acadêmico, Nadilson Borges, pontuou que promover esses eventos é importante, pois aproxima a ciência da vida real, evidenciando o lado humano e fortalecendo o aprendizado. “O sentimento é de gratidão e dever cumprido por trazer temas tão necessários e inspiradores para dentro da universidade”, concluiu.

Uespi