• prefeutura-de-barao.jpg
  • roma.png
  • vamol.jpg
  • WhatsApp_Image_2025-06-06_at_12.28.35_2.jpeg

O Corinthians corre risco de ficar fora da próxima edição da Copa do Brasil. A possibilidade existe em razão da eliminação precoce no Paulistão 2023, após o Timão ser derrotado pelo Ituano no último domingo (12), nos pênaltis.

corinthian

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) alterou os critérios de classificação para a competição nacional. Agora sem o ranking nacional de clubes como alternativa, uma das formas das equipes confirmarem presença no torneio acontece via campeonatos estaduais. 92 clubes estarão na Copa do Brasil, com 80 vagas sendo distribuídas pelos estados. As outras 12 ficam com os vencedores da Copa Verde, da Série B e da Copa do Nordeste, além dos classificados para a Libertadores via Brasileirão.

Por conta da alta colocação do Campeonato Paulista no ranking das federações, o Estadual concede cinco vagas para a copa nacional.

O Timão estava na 5ª posição geral do Paulistão. Porém, com a derrota para o Galo de Itu e a vitória do Red Bull Bragantino sobre o Botafogo-SP, nas quartas de final, a equipe de Bragança ultrapassou o Alvinegro.

Os times do estado de São Paulo ainda tem direito a mais uma vaga na Copa do Brasil, que ficará com o campeão da Copa Paulista. O Corinthians pode disputar o torneio.

CLASSIFICAÇÃO GERAL DO PAULISTÃO

1º - Palmeiras: 31 pontos - 13 jogos 2º - São Bernardo: 26 pontos - 13 jogos 3º - São Paulo: 24 pontos - 13 jogos 4º - Água Santa: 24 pontos - 13 jogos 5º - Red Bull Bragantino: 23 pontos - 13 jogos 6º - Corinthians: 23 pontos - 13 jogos COMO O TIMÃO SE CLASSIFICA?

Nem tudo está perdido. O Corinthians pode disputar a Copa do Brasil 2024 se terminar o Brasileirão na zona de classificação para a Libertadores, ou se vencer o torneio continental deste ano.

Também é possível estar na competição nacional eliminatória do próximo ano se o time vencer a própria Copa do Brasil 2023.

Além disso, caso a CBF não preencha as 12 vagas, elas serão distribuídas entre as outras equipes do Campeonato Brasileiro. Portanto, basta o Timão ficar na zona de classificação para a Copa Sul-Americana, por exemplo.

Com base no desempenho no último Brasileirão (4º lugar), no elenco e no potencial do time, é improvável que o Corinthians não se classifique para a Copa do Brasil através do torneio nacional de pontos corridos.

PAULISTÃO AINDA É ALTERNATIVA

Palmeiras e Red Bull Bragantino, que disputam a Série A, garantiram a vaga na Copa do Brasil via estadual. Se estes times conseguirem a classificação para a Libertadores pelo Brasileirão, mais vagas abrirão através do Campeonato Paulista.

O Corinthians tem a 6ª melhor campanha do Paulistão, ficando com altas chances de 'beliscar' vagas remanescentes da federação do estado.

Lance

Foto: Fernando Roberto/ LANCE