• prefeutura-de-barao.jpg
  • roma.png
  • TV_ASSEMBLEIA.png
  • vamol.jpg

O Vasco apresentou oficialmente, nesta segunda-feira (12), o meia-atacante Johan Rojas, no CT Moacyr Barbosa. O jogador chega por empréstimo junto ao Monterrey, do México, e assinou contrato com o Gigante da Colina até o fim de 2026, com opção de compra ao término do vínculo.

rojas

Na coletiva, Rojas falou sobre a chegada ao Brasil e sobre as primeiras impressões que teve no Vasco.

— Estou muito motivado para chegar no futebol brasileiro. Acredito que vai me ajudar muito na minha carreira. Espero que conquistemos todos os objetivos desse ano. Vou dar o melhor de mim e espero que seja tudo da melhor maneira — disse Rojas, que falou ainda sobre a chegada:

— Estou muito contente de chegar ao Vasco, que é uma grande equipe, com um treinador, que é um grande treinador e me recebeu da melhor maneira. Espero ajudar a fazer o clube ser maior do que já é.

Trajetória de Johan Rojas Aos 23 anos, Rojas pertence ao Monterrey, onde disputou 22 partidas, com três gols e uma assistência. Em 2025, atuou emprestado ao Necaxa, entrando em campo 31 vezes, com dois gols e uma assistência, sendo utilizado com frequência pelo técnico Fernando Gago, apesar de não ter se consolidado como titular. Destro, o colombiano pode atuar centralizado — função hoje exercida por Philippe Coutinho — ou pelos lados do campo, principalmente pela esquerda. Além disso, soma convocações para a seleção colombiana sub-23 e chega a São Januário como uma opção versátil para o meio-campo e o setor ofensivo.

Lance

(Foto: Pedro Cobalea/Lance!)

Com a alta sequência de jogos no início da temporada, o Santos planeja adotar um sistema de rodízio no elenco. O técnico Juan Pablo Vojvoda não deve repetir a escalação em partidas consecutivas, com a ideia de preservar os jogadores e reduzir o risco de lesões.

santos

O treinador, porém, pretende promover mudanças pontuais e bem planejadas, sem comprometer a estrutura do Peixe. Em alguns compromissos, inclusive, a ideia é preservar apenas um ou outro jogador.

“Penso no rodízio, mas penso primeiro em manter uma estrutura que sustente as mudanças. Sabemos que vamos ter jogos a cada três ou quatro dias. A temperatura está alta. O planejamento vai ser de acordo com isso também. Contra o Novorizontino foi uma exigência alta. A partir de segunda-feira temos que começar a avaliar. Rodar vai ser uma parte importante”, disse o argentino.

Depois de vencer o Novorizontino no último sábado, o Santos encara o Palmeiras nesta quarta-feira. Até o fim de janeiro, a equipe deve entrar em campo mais seis vezes, sendo dois destes jogos já pelo Campeonato Brasileiro.

Olho nos Meninos Em meio a este cenário, Vojvoda também pretende aproveitar as categorias de base. O técnico chamou os jovens Mateus Xavier, Gustavo Henrique e Pepè Firmino, que estavam na Copinha, para a estreia no Paulistão.

Outro Menino da Vila que deve ganhar mais minutos é Robinho Jr. O atacante é um pedido constante da torcida alvinegra, mas começou no banco contra o Novorizontino. Vojvoda pediu paciência com os garotos, mas afirmou que a ideia é usá-los com mais frequência.

“A comissão técnica usou o Robinho. É um processo. Ele teve muitos jogos com nós, vamos usar. Quero conhecer ainda mais o Mateus Xavier, no dia a dia, a reação dele. Não quero colocar ainda mais pressão. Eles sabem que jogar na Vila é algo especial para um menino. Eles compartilham momentos com outros jogadores. Eles são inteligentes. É um processo", disse.

"Eu quero conhecer eles. Robinho já conheço no dia a dia, converso com ele, exigi dele. No ano passado ele entrava 5 minutos. Agora ele tem que responder mais. Com Mateus Xavier também, com Gustavinho, com todos. Gosto dessa gente jovem, dos jogadores que tem fome, que querem ganhar. Temos que estar todos unidos para o mesmo objetivo", finalizou.

Próximo jogo do Santos Palmeiras x Santos (segunda rodada do Paulistão) Data e horário: 14/01 (quarta-feira), às 21h30 (de Brasília) Local: Arena Barueri, em Barueri (SP)

Gazeta esportiva

Fotos: Raul Baretta/ Santos FC

De olho no clássico contra o Santos, o Palmeiras treinou na manhã desta segunda-feira, na Academia de Futebol, na Barra Funda. A equipe de Abel Ferreira estreou com vitória no Campeonato Paulista no último sábado, quando ganhou da Portuguesa por 1 a 0, com gol de Luighi. O destaque do treino desta segunda foi a presença de Vitor Roque, que treinou com bola e pode ficar à disposição para o jogo contra o Peixe.

vitorroque

Vitor Roque sofreu uma entorse no tornozelo durante um jogo-treino diante do Deportivo Brasil. A lesão é considerada leve, mas foi o suficiente para tirar o atacante do jogo contra a Lusa. Nesta segunda, ele participou de uma parte da atividade junto ao grupo, mas também realizou ações individualizadas em separado.

O restante do treino O elenco do Palmeiras realizou um trabalho tático com orientações de balanço, circulação e opções de passe, além de jogos em campo reduzido com objetivos determinados pela comissão do técnico Abel Ferreira.

O duelo com o Santos será o primeiro jogo do Palmeiras como mandante na temporada 2026. Por conta de reforma no gramado do Allianz Parque, o jogo será realizado na Arena Barueri, às 19h30 (de Brasília). Ambos os times estrearam com vitória no Paulistão e possuem três pontos na tabela.

gazeta esportiva

Vitor Roque - Foto: Divulgação / Palmeiras

Lucas Paquetá chegou a um acordo com o Flamengo sobre os termos pessoais, tudo por parte do jogador. Agora, as negociações dependem do acerto entre o clube brasileiro e o West Ham, atual equipe do meio-campista de 28 anos.

paqueta

Paquetá quer voltar a vestir a camisa do Rubro-Negro e está determinado para que o negócio aconteça. A informação foi publicada por Fabrizio Romano.

O valor da transferência está na casa dos 40 milhões de euros (cerca de R$ 251 milhões), segundo publicou o jornal The Guardian.

Apesar da vontade de Paquetá, o West Ham ainda persiste no jogador de 28 anos, por entender sua importância na atual fase do clube, que briga contra o rebaixamento no Campeonato Inglês.

O meio-campista foi revelado nas categorias de base do Flamengo. No profissional, jogou de 2016 até 2018. Foram 95 jogos, 18 gols e sete assistências. Depois, passou por Milan e Lyon antes de acertar com o West Ham. Pela equipe inglesa, coleciona 139 compromissos, 23 bolas na rede e 15 passes para tentos.

Gazeta esportiva

(Foto: Sameer Al-DOUMY / AFP)