O desempenho ofensivo do Corinthians no Campeonato Brasileiro chama atenção negativamente. Alguns números credenciam o ataque do Timão como um dos piores da liga até esta pausa para a data Fifa.
Pegando apenas o número de gols marcados, o Timão possui o sétimo pior desempenho da liga, com 22 tentos em 21 jogos disputados, pouco mais de um gol por partida. Santos (21), Coritiba (21), Cuiabá (21), Cruzeiro (20), Goiás (20), Internacional (17) e Vasco (16) possuem números inferiores.
Róger Guedes, que deixou o Alvinegro recentemente rumo ao Al Rayyan, do Catar, segue sendo o artilheiro do time no torneio, com sete gols marcados. Do elenco atual, Yuri Alberto aparece com quatro tentos.
Em relação às grandes chances criadas, o Corinthians é o lanterna da competição, com 25. Os critérios são da plataforma Sofascore. O Palmeiras lidera o quesito, com 61, seguido pelo Flamengo, com 56. O Corinthians também tem um número baixo de finalizações, em média. O time de Vanderlei Luxemburgo possui 11,8 chutes por partida, sendo a segunda equipe pior no quesito, no Brasileirão, superando apenas o Santos (10,7).
Desde que Luxa assumiu o Timão, o conjunto não faz questão de ter a posse de bola em todos os momentos. O time é o 10ª colocado no quesito, com uma média de 48,3% de posse. O líder no quesito é o Fluminense, com 61,5%.
Ao ser perguntado pelo tema, após o empate em 0 a 0 com o Palmeiras, Luxemburgo desconversou. "Sempre falam que falta alguma coisa. Se não faltasse, seríamos líderes. Lá atrás, quando estávamos tomando porrada, a defesa não prestava. Agora, é o ataque. Mas estou acostumado com isso aí", disse o técnico.
Com a data Fifa, o treinador terá tempo para ajustar a equipe pensando no restante da temporada. O Corinthians só volta a entrar em campo no dia 14 deste mês, contra o Fortaleza, pelo Campeonato Brasileiro.
gazetaesportiva