O Palmeiras de Abel Ferreira mostrou que está mais vivo do que nunca na briga pelo título do Campeonato Brasileiro. Para seguir na cola do Botafogo — ou até ultrapassá-lo momentaneamente —, o Verdão precisa de um bom resultado contra o Flamengo, nesta quarta-feira, no Maracanã.
No entanto, o Rubro-Negro é um adversário indigesto para o clube palestrino desde a chegada do técnico português, em 2020. Comandando o Alviverde, Abel duelou com o rival carioca nove vezes e venceu apenas duas.
Além disso, foram quatro empates e três derrotas no retrospecto. Assim, o técnico de 44 anos acumula um aproveitamento de 37% diante do Flamengo. O outro encontro entre as equipes que rendeu troféu ao vencedor foi em 2021, também na Supercopa do Brasil. Na ocasião, após empate em 2 a 2, o Flamengo foi melhor nos pênaltis e ficou com o título ao fazer 6 a 5 na disputa. Os demais embates foram válidos pelos Campeonatos Brasileiros de 2020, 2021, 2022 e 2023.
Abel tenta quebrar tabu em primeiro duelo com Tite Outra questão negativa para Abel Ferreira e seus comandados no duelo é que o Palmeiras não supera o rival como visitante — condição da partida desta quarta — desde 2016. Portanto, o treinador ainda não conseguiu vencer o Rubro-Negro fora de casa.
Em busca de reverter esse cenário, o Verdão visita o Flamengo às 21h30 (de Brasília), no Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ). O jogo, que marca o primeiro embate entre Abel Ferreira e Tite, é válido pela 33ª rodada do Brasileirão.
Vindo de cinco vitórias consecutivas, o Palmeiras é o atual vice-líder do torneio, com 59 pontos — mesma pontuação que o Botafogo, que tem um jogo a menos. O Flamengo aparece na sexta posição, com 53 unidades em 31 compromissos realizados.Apesar do baixo índice, as duas vitórias de Abel no confronto valeram títulos ao Palmeiras. Primeiro, em 27 de novembro de 2021, o Verdão bateu o Rubro-Negro por 2 a 1 na prorrogação e faturou a Copa Libertadores. Já neste ano, no dia 28 de janeiro, o Alviverde venceu por 4 a 3 e levantou a taça da Supercopa do Brasil.
gazeta esportiva