O técnico Mano Menezes vive um momento complicado à frente do Grêmio em 2025. Desde que assumiu o comando do clube em abril, após a saída de Gustavo Quinteros, o treinador enfrenta desafios na temporada. A equipe já foi eliminada da Sul-Americana e está beirando a zona de rebaixamento do Brasileirão Betano.
Em sua segunda passagem pelo Grêmio, Mano Menezes comandou 21 partidas até aqui, conquistando apenas 6 vitórias, 9 empates e 6 derrotas, com um aproveitamento de 42,86%. Apesar do momento ruim, o técnico deixou o cargo à disposição da diretoria, mas foi convencido pelo presidente Alberto Guerra a permanecer no comando da equipe.
Momento totalmente diferente da primeira passagem em 2005 Essa fase contrasta totalmente com a primeira passagem de Mano Menezes, que ocorreu entre 2005 e 2007. Naquela época, o treinador entrou para o cenário nacional fazendo um trabalho sólido e conquistando grandes resultados com o Grêmio.
Durante sua primeira gestão, Mano Menezes assumiu o clube na Série B com o objetivo de recolocar a equipe na Série A. Ele fez uma campanha histórica, incluindo a memorável Batalha dos Aflitos, contra o Náutico em Recife, que ficou marcada na história do futebol brasileiro.
Com Mano Menezes, Grêmio foi finalista da Libertadores Em 2006, o Grêmio terminou em uma boa posição no Brasileirão, garantindo a classificação para a Libertadores de 2007. No ano seguinte, a equipe chegou à final da Libertadores, eliminando grandes clubes como São Paulo e Santos, mas acabou sendo derrotada pelo Boca Juniors de Riquelme.
Ao final da primeira passagem, Mano Menezes deixou o Grêmio com números expressivos: 169 jogos, 89 vitórias, 35 empates e 45 derrotas, com um aproveitamento de 59,56%, muito superior ao registrado atualmente.
A segunda passagem de Mano Menezes mostra um contexto totalmente diferente, com o Grêmio lutando na parte de baixo da tabela e sem a mesma consistência que marcou sua história na primeira passagem, evidenciando o desafio do técnico em retomar os bons resultados com o clube gaúcho.
Bola Vip
Foto: © Thiago Ribeiro/AGIF