A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou recentemente algumas mudanças no calendário do futebol brasileiro para 2026 e alterou os meses habituais em que serão disputadas as rodadas o Brasileirão Betano. Assim, a Série A da próxima temporada terá início mais cedo.

A entidade marcou a estreia do Brasileirão Betano de 2026 para o dia 26 de janeiro, com a competição sendo disputada em 12 meses. A data final da última rodada da Série A do Brasileiro está prevista para acontecer no dia 2 de dezembro.
Brasileirão será disputado com os estaduais? Com as mudanças no calendário brasileiro, o Brasileirão Betano não esperará mais o fim dos estaduais e ambas as competições serão disputadas simultaneamente. Os torneios de cada estado começarão poucos dias antes, no dia 11 de janeiro e terão datas até 8 de março. Assim, 39 dias irão coincidir na disputa entre as duas competições.
Serão quatro rodadas do Brasileirão intercaladas com os estaduais, todas em datas exclusivas, sem coincidir com os jogos locais. Além disso, estão previstos nove finais de semana e dois dias de meio de semana dedicados apenas às competições estaduais, enquanto os quatro jogos da Série A acontecerão nos meios de semana.
Com essa alteração, algumas semanas terão partidas tanto do estadual quanto do Brasileirão. Nas fases finais dos campeonatos estaduais, os clubes terão uma semana livre, sem rodada do torneio nacional, garantindo mais foco e preparo para as decisões regionais.
Essa será a primeira vez na história dos pontos corridos que o Brasileirão Betano terá início em janeiro. Nos últimos anos, por exemplo, a competição nacional tinha início entre os meses de março e abril, e se encerrado em dezembro.
Em algumas temporadas anteriores, desde o início deste formato de pontos corridos, o torneio principal da CBF chegou a ter seu início apenas no mês de maio, chegando a ter apenas oito meses para disputar todas as rodadas. Agora, pela primeira vez, será disputado em 12 meses.
Bola Vip
Foto: Marlon Costa/AGIF