Neste sábado, às 16h (de Brasília), na Vila Belmiro, Juan Pablo Vojvoda reencontrará o Fortaleza pela primeira vez desde que deixou o comando do clube.
O técnico argentino, que fez história no Leão do Pici, agora defende o Santos, que luta para se afastar da zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro. Vojvoda comandou o Fortaleza por quatro anos e foi desligado em julho, pouco antes de assumir o Peixe. Ao todo, dirigiu o time em 309 partidas, com 144 vitórias, 77 empates e 88 derrotas.

Nesse período, conquistou cinco títulos - três Campeonatos Cearenses (2021, 2022 e 2023) e duas Copas do Nordeste (2022 e 2024) -, além de levar a equipe à final da Copa Sul-Americana de 2023, perdida para a LDU.
Agora, o treinador enfrenta pela primeira vez o clube que o projetou no futebol brasileiro, em um confronto direto na parte de baixo da tabela. O Santos ocupa a 16ª colocação, com 32 pontos, um a mais que o Vitória, primeiro time dentro do Z4.
Neymar segue fora por ainda estar em transição física, e o departamento médico prefere não apressar o retorno para evitar riscos de recaída. O lateral Souza também é desfalque certo, suspenso pelo acúmulo de cartões amarelos. Em contrapartida, Vojvoda contará com o retorno de Zé Rafael, que volta após suspensão.
O Fortaleza, por sua vez, vive momento delicado no torneio. O time comandado por Palermo é o 18º colocado, com 27 pontos em 29 jogos, e busca reagir após uma sequência negativa. Para o duelo, o treinador argentino terá os retornos do zagueiro Kuscevic, que cumpriu suspensão após expulsão contra o Vasco, e do atacante Lucero, que estava fora pelo terceiro cartão amarelo.
Gazeta esportiva
(Foto: Raul Baretta/Santos)