• IMG_2987.png
  • prefeutura-de-barao.jpg
  • roma.png
  • vamol.jpg

A situação envolvendo o padre Cícero de Moura Filho, da Diocese de Floriano, ganhou destaque nesta terça-feira, 26 de agosto de 2025. O afastamento provisório do sacerdote foi anunciado pelo bispo Dom Júlio César Souza de Jesus, como medida preventiva diante de acusações formais relacionadas à conduta incompatível com o estado clerical.

ciero

O afastamento não é punitivo, mas sim cautelar, visando proteger a comunidade e permitir uma investigação justa. O padre Cícero atuava na Paróquia São Francisco das Chagas, em Rio Grande do Piauí, e na Área Pastoral Nossa Senhora de Fátima, em Pavussu.

Durante o processo, ele está impedido de realizar celebrações públicas ou concelebrar missas com fiéis. A Diocese reforçou que o sacerdote terá pleno direito à defesa, conforme o Direito Canônico, especialmente o cânon 1395 §1, que trata de infrações graves cometidas por clérigos.

Esse é mais um caso de afastamento de padres no Piauí em menos de um mês, o que tem gerado preocupação entre os fiéis e autoridades eclesiásticas. A Diocese, que recentemente afastou o Padre Vinícius José, por envolvimento e publicação de cenas íntimas com uma mulher, reafirmou seu compromisso com a transparência e o cuidado pastoral durante a apuração dos fatos.  Quando a esse caso mais recente, não foi explicitado as causas.

Matéria relacionada

Pe. Vinicius que atuou em São Fco-PI tem imagens íntimas com uma mulher vazadas nas redes sociais

Da redação