• prefeutura-de-barao.jpg
  • roma.png
  • vamol.jpg
  • WhatsApp_Image_2025-06-06_at_12.28.35_2.jpeg

vacinaQual a composição da vacina deste ano? A vacina trivalente da gripe desta temporada disponível na rede pública tem em sua composição os vírus inativados do H1N1 (A/Michigan/45/2015), H3N2 (A/Switzerland/8060/2017) e o vírus do tipo B da linhagem B/Victoria/2/87 (B/Colorado/06/2017). Nas vacinas quadrivalentes, ofertadas somente na rede privada, há a inclusão do vírus B da linhagem B/Yamagata/16/88 (B/Phuket/3073/2013).


Quem é o público-alvo da campanha de vacinação? A campanha nacional de vacinação contra a gripe que começa nesta quarta-feira (10) é exclusiva para grávidas, puérperas e crianças de 6 meses a 6 anos - o que é uma novidade, já que no ano anterior era a partir de 1 ano. Após o dia 22 de abril, a campanha será ampliada para outros grupos prioritários, como idosos e doentes crônicos. O final da campanha está previsto para 31 de maio e o dia D, para 4 de maio. Vale ressaltar que a campanha teve início dia 18 de março no Amazonas, que passava por surto da doença.


Quais são os grupos prioritários? Grávidas, puérperas e crianças de 6 meses a 6 anos, trabalhadores de saúde, indígenas, idosos, professores e pessoas com comorbidades, além de funcionários do sistema prisional e pessoas privadas de liberdade. Quem não se encaixa nos grupos prioritários só poderá tomar a vacina contra a gripe na rede privada.


Quem não pode tomar a vacina da gripe? Cunha afirma que bebês abaixo dos 6 meses de idade e pessoas que tenham tomado a vacina anteriormente e tenham sofrido ataque anafilático não devem tomar a vacina da gripe. A novidade este ano é que pessoas com alergia leve a ovo não têm contraindicação para tomar a vacina e com alergia severa (anafilaxia) também poderão se imunizar, porém somente em ambientes seguros, com recursos para atendimento, caso necessário, segundo o presidente da SBIm. Segundo o médico, a vacina não mudou. O que mudou foi a conduta adotada pelo Ministério da Saúde.

 
Posso ficar gripado depois de tomar a vacina? Não. De acordo com o pediatra Juarez Cunha, presidente da SBIm (Sociedade Brasileira de Imunizações), como os vírus da vacina são inativados, ou seja, estão mortos, a pessoa não ficará gripada após tomar a vacina. Entretanto, a vacina demora cerca de 15 dias para fazer efeito e, desta forma, caso a pessoa tenha gripe, pode ter sido ou pelo imunizante ainda não ter tido efeito ou porque a pessoa foi infectada antes de tomar a vacina.


A vacina da gripe tem efeitos adversos? Não. Como é feita de vírus mortos, não causa efeitos colaterais. Pode causar, apenas, dor ou inchaço local
Posso tomar a vacina se estiver com gripe? Cunha afirma que, em casos leves de gripe, ou seja, sem presença de febre, apresentando apenas tosse, a pessoa poderá tomar a vacina da gripe. Em casos moderados ou graves, o paciente deve evitar qualquer imunização até a regressão do quadro.


Tomei a vacina no ano passado. Tenho que tomar a vacina esse ano novamente? Sim. A vacina da gripe protege durante um ano e sua composição está sempre mudando, pois a OMS (Organização Mundial da Saúde) faz um estudo com amostras do vírus circulante em cada região, orientado a formulação da nova vacina.

 

R7

Foto: Rovena Rosa/Agência Bras