• IMG_2987.png
  • prefeutura-de-barao.jpg
  • roma.png
  • vamol.jpg

Nesta terça-feira, 23, o deputado estadual Fábio Novo (PT), presidente do partido no Piauí, afirmou que espera que o Senado rejeite a Proposta de Emenda Constitucional conhecida como PEC da Blindagem, aprovada na Câmara dos Deputados com votos da bancada piauiense.

fabionovo

“Bom, eu estou muito confiante que no Senado a gente derruba e sepulta, já na CCJ, a questão da PEC da blindagem. É uma vergonha. Nós não podemos ter esse retrocesso instalado no nosso país”, declarou o parlamentar.

A fala de Novo ocorre em meio ao avanço da proposta no Congresso e após os protestos realizados no último domingo em várias capitais brasileiras contra a PEC e o projeto de lei que concede anistia a envolvidos nos atos de 8 de janeiro de 2023. Em Teresina, manifestantes também ocuparam ruas em rejeição aos dois textos.

O deputado destacou que a mobilização popular mostrou a insatisfação da sociedade. “As manifestações do domingo deixaram claro para todo o Brasil que, independente da copartidária, foi muita gente do povo. A cultura puxou isso fortemente, no Rio de Janeiro com Gilberto Gil, Djavan e Caetano Veloso, e na Bahia com Daniela Mercury. Isso mostrou para a sociedade que o Brasil está atento e não vai aceitar que a sua democracia corra riscos”, afirmou.

PL da Anistia Novo também criticou o projeto de anistia em tramitação no Congresso. “Não pode haver anistia para quem tentou quebrar a casa do povo, que foi o Congresso Nacional, para quem tentou quebrar a casa do Poder Judiciário, que é o Supremo Tribunal Federal, e a do Executivo. Imagina uma pessoa chegar na tua casa, entrar, não pedir licença, sair quebrando tudo e ainda arquitetar um plano para matar o presidente da República eleito democraticamente, seu vice e também um ministro da Suprema Corte. Na maioria dos países, a pena para tentativa de golpe é prisão perpétua. No Brasil, são 12 anos. Bolsonaro pegou 27 porque foram cinco crimes imputados a ele”, disse.

A bancada do PT no Senado já divulgou um manifesto contra a PEC, classificada como ameaça à democracia. A proposta será analisada nesta quarta-feira (24) pela Comissão de Constituição e Justiça, com expectativa de rejeição.

Com informções do cidade verde

Foi no sábado, 20, à tarde, o início da procissão que estava marcado para após as 17h30, mas, às quatro horas, já havia fiéis no local de concentração aguardando o início da caminhada do Balão da Alvorada até a Capela da Santa no bairro Guia onde um grupo já aguardava.

guiaflor

A imagem da homenageada Nossa Senhora da Guia somente chegou ao local de saída, pouco antes do início. O evento cultural/religioso contou com católicos de várias partes da cidade e de outros municípios, a exemplo de Barão de Grajaú-MA, Oeiras, Itaueira, Guadalupe, Jerumenha, Nazaré do Piauí e de outras cidades. Imagens aéreas gravadas por romeiros mostram a quantidade de pessoas que estava na procissão. Veja:

 

Da redação

Na manhã desta sexta-feira, 19, o deputado federal Merlong Solano (PT), que votou a favor da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que amplia a blindagem judicial para parlamentares, conhecida como PEC da Blindagem, publicou uma nota em suas redes sociais pedindo desculpas ao povo piauiense e ao Partido dos Trabalhadores. 

merlongsolano

Solano está entre todos os dez deputados federais do Piauí que votaram de forma favorável a PEC, em votação que aconteceu na última terça-feira, 16. A medida recebeu 353 votos a favor, 134 contra e uma abstenção no primeiro turno. Já no segundo, foram 344 votos favoráveis e 133 contrários, superando amplamente o mínimo de 308 votos de apoio necessários.

Dos 67 representantes do Partido dos Trabalhadores na Câmara dos Deputados, apenas 12 votaram a favor da proposta, indo na contramão da orientação partidária, entre eles Merlong. “Meu voto foi motivado pela tentativa de preservar o diálogo entre o PT e a presidência da Câmara dos Deputados. Meu objetivo era ajudar a impedir o avanço da anistia e viabilizar a votação de pautas importantes para o povo brasileiro”, disse o deputado.

O parlamentar afirma que “o acordo político foi rompido e a votação da PEC ocorreu sob sérias irregularidades, incluindo a reintrodução do voto secreto no texto”. Segundo Solano, ele assinou, como coautor, um Mandado de Segurança junto ao Supremo Tribunal Federal, solicitando a anulação dos atos praticados pela Mesa Diretora da Câmara e da própria votação da PEC das Prerrogativas.

“Sigo agora empenhado para que o STF ou o Senado Federal corrijam os erros cometidos, inclusive aquele do qual participei ao aprovar, ainda que por razões táticas, o texto-base da PEC. Reafirmo meu compromisso com a democracia, a transparência e os interesses do povo do meu Piauí e de todo o Brasil”, concluiu Merlong.

O presidente do Partido dos Trabalhadores no Piauí, deputado estadual Fábio Novo, em entrevista ao PortalODia.com, na última quarta-feira (17), disse que se surpreendeu com os votos dos parlamentares petistas da bancada piauiense. Todos os quatro petistas piauienses votaram de forma favorável, apesar a orientação nacional do PT para votar de forma contrária. Dos 71 deputados federais da sigla, 54 votaram contra a proposta, 10 a favor e 7 se abstiveram ou não registraram voto.

Rebeca Negreiros, especial para o Portal O Dia, com edição de Ithyara Borges.

Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados

A senhora Maira Marlen, que mora em Floriano, está enfrentando uma batalha pela vida de seu filho Paulo, de apenas 5 anos. A criança, cobformne ela, foi diagnosticado com linfoma de hodgkin, um tipo de cancer agressivo na boca e na garganta e, conforme ela, já esta começando a ir para a cabeça. A mãe revelou que, desde que o pai do Paulo abandonou a criança ao descobrir a doença, que  cuida do filho sozinha, enfrentando dificuldades financeiras e emocionais. 

maira1y

A situação financeira é complicada, expõe ela. Sem emprego, Maira precisa se dedicar aos cuidados de Paulo, enquanto lida com gastos como aluguel, medicamentos e alimentação.

Além disso, o Bolsa Família da família, recursos oriundos do governo federal, foi bloqueado em Julho passaxdo, deixando-os sem apoio governamental. 

Paulo, afirma a mãe, precisa com urgência da primeira dosagem do medicamento Brentuximabe (Adcetris), que custa 18 mil reais por ampola, totalizando R$54 mil apenas para o tratamento inicial.

A jovem mãe Maira já recorreu à Justiça para conseguir a liberação do tratamento pelo SUS, mas ainda não obteve resposta. No entanto, ela busca ajuda da populaçao para enfrentar essa situação. 

“Preciso salvar meu filho. Por isso, estou pedindo a colaboração de todos. Qualquer contribuição será importante. Também aceitamos doações de alimentos e roupas para crianças de dois 5 anos”, externou Maira em tom de apelo.

Para facilitar para as pessoas que queiram ajudar, ela deixa seus dados para depósito. As doações podem ser através do pix e ela também está promovendo uma rifa solidária de um ventilador e um ferro de passar. 

CHAVE PIX : 89981069431 ( CELULAR ) Banco CAIXA: Maira Marlen Diniz.

RIFA : www.rifapersonalizada.com.br/ajude-paulo-vencer-o-cancer-Ml9TCv. Maira e Paulo residem em Floriano-PI e estão disponíveis para contato pelo telefone 89 981069431 (Thalita) . "Que Deus possa retribuir a bondade de todos que puderem ajudar." conclui.

maira14j

Da Redação