• Hospital Clinicor
  • Vamol
  • Roma

O sono é um estado ativo do cérebro que prepara o corpo para enfrentar o dia seguinte de maneira eficiente. Ele é um momento de regeneração do corpo e de síntese de proteínas fundamentais para as funções dos nossos órgãos.

Mas nós devemos dormir quantas horas? Existe um padrão e um tempo total pré-definido? “Nós temos os pequenos dormidores e os grandes dormidores. Os pequenos dormidores são aqueles que precisam de menos de cinco horas por noite. Já os grandes dormidores precisam de mais de nove horas por noite. A maior parte da população precisa entre sete e oito horas”, explica a pesquisadora do Instituto do Sono Mônica Anderson.

O padrão de sono sofre mudanças constantes no decorrer da vida. Em recém-nascidos, o tempo total de sono é de cerca de 16 horas. Com o passar dos anos, esse tempo diminui e, em idosos, pode ser apenas cinco horas.

Dormir pelo tempo recomendado para cada faixa etária melhora a atenção, memória, comportamento, aprendizagem e controle emocional. Veja a recomendação por idade:

O sono por idade

0 - 3 meses de 14 a 17 horas
4 - 11 meses de 12 a 15 horas
1 a 2 anos de 11 a 14 horas
3 a 5 anos de 10 a 13 horas
6 a 12 anos de 9 a 11 horas
14 a 17 anos de 8 a 10 horas
18 a 64 anos de 7 a 8 horas
65 + de 7 a 8 horas

O sono para crianças e adolescentes
“A privação de sono pode provocar, por exemplo, menor atenção às aulas, menor concentração e maior chance de erros”, alerta a pesquisadora. Tanto na infância quanto na adolescência, dormir bem ajuda no desenvolvimento intelectual. Além disso, é durante o sono que o corpo libera os hormônios relacionados ao crescimento.

As crianças vivem em constante aprendizado, recebendo estímulos e passando por situações novas. Durante o sono, consolidamos a capacidade de falar, engatinhar, caminhas, comer e todas as outras tarefas.

Já a privação de sono na fase adolescente tem consequências para a saúde e para o desempenho escolar. Entre as consequências estão: aumento da sonolência diurna, distúrbio de humor, problemas comportamentais, uso de drogas, ganho de peso, propensão a acidentes e baixa imunidade.

Veja os riscos da falta de sono nas crianças e adolescentes:

Ganho de peso
Resistência baixa (ficam mais propensas a terem gripe e amigdalites)
Alteração de crescimento
Aumento da impulsividade
Agressividade
Desatenção
Dificuldades de aprendizado na escola
No adolescente, a falta de sono ainda pode piorar a acne e alguns estudos mostram que pode aumentar o risco de depressão

E como melhorar o sono do adolescente?

Jante cedo
Reduza luzes da casa
Reduza atividades físicas à noite
Leia um livro
E como melhorar o sono da criança?

Coloque a criança para dormir sempre no mesmo horário
Dê banho morno
Apague as luzes
Conte histórias com a criança de pijama na cama
Cante músicas de ninar
O sono para os idosos
“O sono ao longo da vida diminui. Na terceira idade, o tempo de sono gira em torno de cinco, seis horas por noite”, diz Mônica. Além de poucas horas dormidas, o sono na terceira idade não é reparador. Muitos deles ainda sofrem de apneia e insônia, comuns no idoso.

Veja os riscos da falta de sono no idoso:

 Baixa imunidade

Aumenta o risco de quedas
Piora a memória
Alterações cardiovasculares
E como melhorar o sono do idoso?

Caso sinta vontade de cochilar durante o dia, prefira a soneca após o almoço e durma somente 20 minutos
Faça atividades durante o dia. Isso ajuda a sentir-se cansado para dormir
Anote a dica do Bem Estar, que vale para todas as fases da vida: desligue smartphones, tablets, computadores e TV uma hora antes de dormir

 

G1 Bem Estar