• IMG_2987.png
  • prefeutura-de-barao.jpg
  • roma.png
  • vamol.jpg

O prazo para os pré-selecionados na chamada regular do segundo semestre de 2025 do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) complementarem a inscrição termina às 23 horas e 59 minutos desta na sexta-feira (1º) (horário de Brasília).

fiespreseleciond

De acordo com o edital o procedimento deve feito diretamente no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, com login pelo portal Gov.Br.

O programa do Ministério da Educação (MEC) concede financiamento das mensalidades a estudantes de cursos de graduação em instituições de educação superior privadas participantes do Fies e com avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).

Complementação O candidato que se inscreveu para vagas destinadas às pessoas com deficiência (PCD) deverá comprovar sua situação com laudo médico atestando a espécie e o grau de deficiência, com expressa referência ao código correspondente da Classificação Internacional de Doença – CID.

Caso a comissão da faculdade privada identifique erros ou inconsistências referentes às informações prestadas, a instituição de ensino superior poderá exigir a apresentação de documentação complementar.

Fies Social Metade das vagas é reservada ao Fies Social, ocupada por candidatos com renda familiar per capita de até meio salário mínimo (R$ 759,00 em 2025), inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal (CadÚnico).

Este candidato pré-selecionado à vaga do Fies Social está dispensado da comprovação de renda familiar. No entanto, ele deve comparecer à comissão da faculdade privada para validação das demais informações.

No período da complementação da inscrição, até sexta-feira (1º), este candidato ainda poderá solicitar a contratação de financiamento de até 100% dos encargos educacionais cobrados pela instituição de ensino superior.

Próximos passos Após a etapa da complementação das informações da inscrição, os estudantes devem comprovar as informações declaradas no ato da inscrição, por entrega de forma física ou digital, em até cinco dias úteis, junto à Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CSPSA) da instituição de ensino superior em que foi pré-selecionado.

Se a documentação for aprovada, o próximo passo é a validação das informações em um agente financeiro em até dez dias, contados a partir do terceiro dia após a validação da inscrição pela comissão da faculdade.

Somente após a aprovação do banco poderá ser formalizada a contratação do financiamento.

Vagas Ao todo, o programa recebeu 276.140 inscrições, com um total de 111.402 inscritos — cada candidato pôde se inscrever em até três opções de curso de ensino superior.

Este ano, o MEC disponibilizará mais de 112 mil vagas para o Fies, somadas às oportunidades do primeiro e do segundo semestre. Para esta edição, são 74,5 mil vagas ofertadas.

Lista de espera O Fies tem chamada única e lista de espera. Aqueles que não foram aprovados na chamada única estão automaticamente na lista de espera, cuja convocação será feita entre 5 de agosto e 19 de setembro. 

O MEC fará novas convocações - por meio da lista de espera - para preenchimento de vagas que, eventualmente, não foram ocupadas pelos pré-selecionados na chamada regular.

Agência Brasil

Foto: © José Cruz/Agência Brasil

A Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do Instituto Federal do Piauí, divulga edital do processo seletivo para ingresso no Mestrado do Programa de Pós-Graduação Profissional em Engenharia de Materiais e Processos Industriais (PPGEM), ofertado no Campus Teresina Central.

Podem se inscrever candidatos que possuam diploma de graduação (bacharelado, licenciatura ou tecnologia), em cursos de Ciências Exatas, Ciências da Natureza e Ciências da Saúde.

São ofertadas 20 vagas, distribuídas nas linhas de pesquisa Biomateriais, Computação aplicada, Tecnologias Ambientais e Estrutura e Materiais.

As inscrições serão realizadas de 4 a 15 de agosto, exclusivamente de forma on-line em seletivos.ifpi.edu.br, mediante envio do arquivo PDF único com os documentos digitalizados.

A análise será através da análise de documentos a partir do Currículo Lattes e análise do projeto de pesquisa.

Confira o edital completo.

Ifpi

O curso de Tecnologia em Sistemas para Internet da Universidade Aberta do Piauí (UAPI) deu início às aulas do Período Especial do Núcleo de Educação a Distância (PNEAD). A iniciativa contempla estudantes veteranos e calouros, com o objetivo de possibilitar que discentes que não cursaram ou não foram aprovados em disciplinas regulares possam retomá-las, evitando atrasos na conclusão do curso.

As aulas tiveram início no dia 28 de julho, por meio da plataforma de ensino SIGAA.

Além disso, já estão definidas as principais datas acadêmicas do período:

Prova regular: 23 de agosto

2ª chamada: 26 de agosto

Prova final: 30 de agosto

É imprescindível que os estudantes organizem sua rotina de estudos para acompanharem as aulas e se manterem ativos em sua trajetória acadêmica.

Uespi

A Universidade Federal do Piauí (UFPI) conquistou 208 bolsas no Edital Nº 003/2025 da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (FAPEPI), que trata do Programa de Apoio à Pós-Graduação Stricto Sensu (PAPG), destinado à concessão de bolsas de mestrado e doutorado. A UFPI se destacou como a Instituição com o maior número de programas de pós-graduação contemplados, garantindo 181 bolsas de mestrado e 27 de doutorado, o que representa cerca de 80% das bolsas de mestrado e 84% das de doutorado distribuídas por todo o Estado.

As bolsas foram destinadas a programas em diversas áreas do conhecimento, como Arqueologia, Políticas Públicas, Ciência Política, Comunicação, Engenharia de Materiais, Agronomia, Filosofia, Direito, Saúde, Ciências Exatas, entre outras. Os programas também se destacaram pelas notas elevadas obtidas nas avaliações, com destaque para os programas de Arqueologia e Políticas Públicas, que atingiram a pontuação de 9,98, os programas de Ciência Política e Sociologia que chegaram a 9,95. Ao todo, 23 alcançaram nota acima de 9,0, e todos conquistaram nota acima de 8,0.

Segundo a professora Maria do Carmo de Carvalho e Martins, pró-reitora de Ensino de Pós-Graduação (PRPG) em exercício, as bolsas obtidas no edital são fundamentais para a consolidação da pós-graduação na instituição. “As bolsas de mestrado e doutorado contribuem significativamente para a permanência dos discentes na pós-graduação, possibilitando maior acesso à formação de recursos humanos qualificados. Têm como finalidade impulsionar a produção científica e a geração de tecnologias inovadoras que atendam às necessidades regionais. Além disso, favorecem a ampliação das bolsas destinadas a ações afirmativas, fortalecendo a inclusão social e promovendo o acesso à educação e à pesquisa por parte de populações historicamente marginalizadas e em situação de vulnerabilidade”, elucidou.

Ela também ressaltou que a UFPI, por meio da Pró-Reitoria de Ensino de Pós-Graduação, vem atuando de diferentes maneiras para consolidar seus Programas de Pós-Graduação (PPG) com o objetivo de enfrentar, de forma mais efetiva, os desafios do desenvolvimento sustentável do Piauí, buscando tornar-se um polo de referência em produção científica com forte impacto socioeconômico. “Em editais dessa natureza, a PRPG promove a ampla divulgação e, em alguns casos, elabora e submete propostas institucionais. Após a aprovação, realizamos editais internos para a distribuição das cotas de bolsas, como ocorreu nos editais PRPG 02/2025 e PRPG 03/2025. Essas ações buscam consolidar os programas e enfrentar de forma mais efetiva os desafios do desenvolvimento sustentável do estado”, frisou.

O professor Paulo Fernando de Carvalho Lopes, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM) que conquistou 6 bolsas, avaliou os resultados positivamente. Para ele, o feito representa um marco para o programa que concorreu com mais professores em uma faixa de maior exigência no Edital. “Bolsas são importantes no processo da formação dos alunos por possibilitar que eles possam dedicar mais tempo para suas pesquisas e leituras. Poder experienciar melhor a dinâmica, características e demandas da Pós-Graduação”, pontuou.

Além dos programas do campus de Teresina, a UFPI também teve programas contemplados no campus de Floriano, com os programas de Gestão Pública e de Biodiversidade e Conservação, o que contribui para o desenvolvimento regional e a interiorização da pós-graduação.

Para o professor João Carlos Hipólito Bernardes Reis, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública (PPGP) da UFPI, a conquista das bolsas representa um reconhecimento do trabalho desenvolvido pelo programa e reitera o compromisso com a formação de qualidade dos alunos. O professor ressaltou ainda que a conquista renova as expectativas para o fortalecimento e a expansão do programa. “Com esse resultado, esperamos ampliar a qualidade e a visibilidade do PPGP-UFPI, consolidando sua atuação como referência na formação de gestores públicos e impulsionando pesquisas que possam contribuir para a melhoria das políticas públicas e o fortalecimento das instituições, gerando impactos positivos na sociedade”, enfatizou.

Confira a lista completa de programas beneficiados.

Ufpi