• IMG_2987.png
  • prefeutura-de-barao.jpg
  • roma.png
  • vamol.jpg

A Universidade Estadual do Piauí (UESPI), por meio da Universidade Aberta do Piauí (UAPI), anuncia a parceria no projeto “IA e Sustentabilidade”, uma iniciativa da Junior Achievement (JA) Piauí em colaboração com a IBM. Na UAPI-UESPI, o curso está vinculado a um projeto de extensão do curso de Administração, garantindo que os estudantes que concluírem a trilha tenham as horas certificadas como atividades complementares. A coordenação da iniciativa será conduzida pelas professoras Marissol Lopes Soares e Samaira Cristina Souza Chagas

O curso, totalmente online, tem como objetivo apresentar conceitos básicos de Inteligência Artificial aplicados à sustentabilidade, contribuindo para o desenvolvimento de competências essenciais ao cenário atual. Com carga horária de 5 horas e ofertado pela plataforma IBM SkillsBuild, o programa concede certificação conjunta da IBM e da JA Piauí, agregando valor à formação acadêmica e profissional dos participantes.

Participação dos professores voluntários

O projeto também contará com a colaboração de professores voluntários, que desempenharão papel fundamental no acompanhamento dos estudantes. Os docentes da UAPI que desejarem participar devem realizar cadastro no formulário da JA Piauí e, a partir dele, terão acesso ao próprio registro na plataforma.

Entre as atribuições dos professores estão:

disponibilizar o link de inscrição exclusivo para seus alunos; acompanhar o progresso dos estudantes na trilha de aprendizagem; participar de um treinamento prático de 1h sobre a aplicação do programa; receber certificação de conclusão emitida pela JA Piauí.

A JA Piauí destaca que a parceria com a IBM tem como propósito fortalecer a formação de jovens em áreas estratégicas, como tecnologia e sustentabilidade, além de consolidar a rede de professores parceiros que apoiam o desenvolvimento acadêmico dos estudantes.

Os estudantes Adayllton Santos, Brenda Nogueira e Alice Monteiro, do curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (TADS) do Campus Floriano do Instituto Federal do Piauí, representaram a instituição na 10ª Feira Brasileira de Iniciação Científica (FEBIC), realizada em Joinville-SC, entre os dias 8 e 13 de setembro de 2025. O grupo apresentou o SIGEM – Sistema de Gerenciamento da Manutenção, projeto desenvolvido para otimizar processos de manutenção em ambientes institucionais.

estudantes

O trabalho recebeu destaque nacional ao conquistar o segundo lugar na categoria Ensino Superior, reafirmando a qualidade da formação do IFPI e o potencial de inovação tecnológica dos discentes. Para os participantes, a experiência foi enriquecedora, ampliando horizontes sobre pesquisa, mercado e oportunidades, além de reforçar a importância do investimento contínuo em ciência e no desenvolvimento acadêmico dos estudantes.

Ifpi

O curso de Administração e Geografia do Campus Dra. Josefina Demes, em Floriano, desenvolve o projeto de extensão “PapoGestão – Conectando Saberes e Práticas Científicas”, que tem como objetivo aproximar a universidade da sociedade e promover o diálogo entre pesquisadores, estudantes, professores e profissionais de diferentes áreas.

O projeto é uma ação interdisciplinar, aberta a acadêmicos de vários cursos interessados em participar do podcast. A ideia de criar o PapoGestão surgiu da necessidade de tornar o conhecimento acadêmico mais acessível, dinâmico e conectado aos desafios contemporâneos. A primeira temporada contará com seis episódios.

“Serão 6 episódios no total, sendo o primeiro dedicado ao lançamento e apresentação do programa, no qual explicamos a proposta, os idealizadores e o formato do podcast. Os demais episódios serão dimensionados em temáticas específicas, abordando conteúdos como métodos e técnicas de pesquisa, além de discutir tendências emergentes, como o uso da inteligência artificial na academia”, explica o professor do curso de Administração, Laércio Ramon.

Os profissionais envolvidos no podcast fornecem orientação e supervisão para garantir a qualidade e a precisão do conteúdo científico apresentado. Os discentes podem participar como convidados, oferecer informações sobre temas específicos ou contribuir diretamente para a produção do conteúdo.

A produção do podcast exige criatividade na elaboração de roteiros e na edição de áudio, permitindo aos participantes desenvolver habilidades práticas voltadas para gravação, divulgação e publicação dos episódios na plataforma Spotify e utilização de ferramentas digitais como e-mail institucional, Google Drive, Instagram e plataformas de streaming.

“Os participantes aprendem a comunicar conceitos científicos de forma clara e acessível ao público em geral. A produção de um podcast educativo também exige colaboração e trabalho em equipe, desenvolvendo competências de comunicação, organização e gestão do tempo. Além disso, os participantes pesquisam e analisam informações científicas para criar conteúdo de qualidade e estimular a própria criatividade”, ressalta a professora Jéssica Frota, responsável por parte da organização.

A realização de projetos de extensão como este contribui para divulgar a ciência e fortalecer a alfabetização científica na sociedade. Os interessados em participar do PapoGestão podem se inscrever clicando neste link e receberão certificado de 60h de atividade extensionistas.

Uespi

A Universidade Estadual do Piauí (UESPI), por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROP) e da Coordenação do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Sociedade e Cultura (PPGSC), torna público o Resultado da Homologação das Inscrições referente ao Edital PROP/PPGSC/UESPI Nº 26/2025, destinado ao credenciamento de novos docentes permanentes ou colaboradores.

Resultado_Homologao_docente___2025

Uespi